No Delivery Direto, você pode permitir que seus clientes agendem um horário para a entrega de seus pedidos. Isso é útil, por exemplo, se seu estabelecimento ainda não abriu, mas o cliente já quer deixar feito o pedido, ou mesmo caso esteja aberto e ele queira agendar para mais tarde ou para outro dia.

Veja, neste tutorial, como habilitar a opção de agendamento de pedidos para seus clientes!

1. Acesse seu painel administrativo, na aba ‘Administrar’, e desça até a seção ‘Horário de delivery’.

2. Agora, clique na caixinha “Aceitar pedidos agendados”.

3. Aparecerá uma tela com algumas informações sobre o agendamento de pedidos. Depois de ler todas as instruções, clique em ‘Habilitar pedidos agendados’.

Pronto! Agora sua loja já estará recebendo pedidos agendados, e as seguintes opções de configuração aparecerão em seu painel.

a. Receber somente pedidos agendados: Ao marcar essa opção, sempre que seus clientes forem fazer o pedido, aparecerá a tela para que eles agendem o pedido. Dessa forma, eles só poderão fazer pedido agendados. É uma boa opção para que só trabalha com pedidos por encomenda. 

b.Tempo de antecedência do pedido: Com essa opção, você pode escolher um tempo mínimo em horas, minutos ou dias de intervalo entre a hora em que o cliente cria o agendamento e a hora agendada por ele. Exemplo: Se você escolheu 2 horas de antecedência, e o cliente entra no site às 15h, o primeiro horário que aparece disponível para agendamento é o das 17h. 

Obs: Nosso sistema considera o tempo de entrega somado ao horário de abertura da loja, o que impede que haja o agendamento de pedidos em um momento que a loja acabou de iniciar a operação. 

c. Receber e-mails: Quando chega um pedido agendado, você recebe notificações em seu painel de pedidos. Caso queira, além dessas notificações, também irá receber um aviso em seu e-mail, basta marcar essa opção.

Tempo de antecedência e horários disponíveis para agendamento

Atualmente, os horários disponíveis  ao cliente final  para agendamento são calculados da seguinte forma:

  • consideramos o  maior valor dentre o tempo máximo de espera da área de entrega do pedido
  • o tempo de antecedência escolhido para agendamentos
  • comparamos este ao horário de funcionamento configurado na loja.

*Caso o pedido seja para retirada, somamos o tempo para retirada de pedidos, ao invés do tempo máximo de espera para entrega.

Exemplo: Uma loja está configurada para receber pedidos com antecedência de 2 horas, seu horário de funcionamento é das 12h às 20h e o tempo máximo de espera para a área de entrega do pedido é 1h. 

Considerando um cliente que entrou na loja às 13h e criou seu agendamento às 13h19. Os horários disponíveis serão mostrados para daqui 2h em diante, de 30 em 30min, até o horário mais próximo do fechamento da loja (no caso, 20h): 

Quando um pedido é agendado, você receberá um aviso na aba Pedidos e o pedido ficará visível na listagem de pedidos agendados. Assim que o horário coincidir com o tempo máximo de espera do pedido (seja da área de entrega ou o tempo para retirada na loja) + 20min (neste caso, 1h e 20min) de antecedência ao horário agendado, o pedido é automaticamente movido para a listagem geral de pedidos. 

Explicamos, mais sobre como os pedidos agendados aparecem em seu painel de pedidos neste artigo.