Contestações ocorrem quando o titular do cartão de crédito, utilizado em uma compra, entra em contato com o banco emissor do cartão informando que a cobrança é indevida. O titular do cartão pode não reconhecer a compra, reportar que não recebeu o serviço ou ainda informar que teve o cartão fraudado.

Quando a contestação é aberta pelo titular do cartão, o estabelecimento onde ocorreu a transação é notificado para comprovar que o serviço foi prestado e a transação é legítima. Em caso da não comprovação, o valor do pagamento é estornado do cliente final e o valor da transação é debitado da conta de pagamentos do estabelecimento. 

Para saber mais sobre o processo de contestação na Yapay, clique aqui.

Cobertura de transações com contestação

Para os clientes do Delivery Direto, a Yapay oferecerá a cobertura do valor integral de transações contestadas e perdidas pelo estabelecimento, sem custos adicionais. Esse é um benefício exclusivo para sua comodidade.

Porém, essa cobertura só estará disponível à Contratante desde que seja disponibilizada a nota fiscal do pedido, ela é requisito para cobertura do valor contestado e deverá ser enviada como comprovante do serviço pelo painel Yapay (como descrito aqui)

Caso não seja enviada a nota fiscal, a cobertura de contestações não poderá ocorrer e o valor contestado poderá ser debitado da conta de pagamentos da sua loja.

Atenção: Todo pagamento online pode estar sujeito a fraude! Portanto, para evitar contestações, em caso de dúvida sobre a natureza da compra é recomendável que você ligue para o cliente antes de aceitar o pedido. Além disso, sempre emita as Notas Fiscais dos pedidos no mesmo dia, pois em caso de contestações elas são documentos essenciais para defesa.

Interação no Painel da Yapay

A interação deverá ser feita no prazo máximo de 07 dias úteis após o chargeback e através do portal Yapay, para visualizar e responder é só clicar em [Chargeback], escolha a transação e clique em [Detalhes], conforme a imagem a seguir:

Após ter selecionado a opção “Detalhes”. 

  • Mensagens: área onde fica descrita toda interação;
  • Enviar interação: área destinada para envio de dúvidas e esclarecimentos entre você e a nossa equipe;
  • Adicionar arquivo: onde você anexa os documentos solicitados pela Yapay;
  • Enviar para: escolha o destinatário desejado para enviar sua mensagem;

Clique no botão [Enviar Interação].