O que é e por que usar o WhatsApp Business

Dentro do WhatsApp Business, você poderá criar uma conta comercial que possui funcionalidades desenvolvidas especificamente para fins corporativos, diferentemente da conta comum do WhatsApp (pessoal).

Você deve estar se perguntando, qual a diferença da conta comercial do WhatsApp para a pessoal? 

Nomear apenas uma diferença é difícil, já que o app desenvolveu um set completo de funcionalidades específicas para o universo empresarial.

Com essa versão, durante o atendimento via WhatsApp, os usuários saberão que estão tratando com uma conta empresarial e você poderá lhes proporcionar informações úteis sobre o seu negócio dentro do próprio perfil, entre elas: localização, ramo, descrição, site e e-mail.

Outro grande diferencial é a possibilidade de estabelecer mensagens automáticas, como mensagens de apresentação da empresa, para serem enviadas no primeiro contato com o possível cliente.

Como criar e configurar uma conta no WhatsApp Business

Para criar a sua conta no WhatsApp Business, basta seguir os seguintes passos:

  1. Baixe o WhatsApp Business na Google Play Store ou na App Store;
  2. Abra o aplicativo, aceite os termos e políticas e defina as permissões necessárias;
  3. Em seguida, insira o número que será usado para sua conta comercial.
  4. Adicione o nome e demais detalhes do seu negócio e depois clique em finalizar.

Vale ressaltar que há um B, de “business”, dentro do balão do WhatsApp para diferenciá-lo do tradicional.

Configurando o seu perfil do seu no WhatsApp Business

  1. Vá até a página de configurações, em seguida selecione “Configurações da empresa” e toque em “Perfil”.
  2. Nas configurações de perfil, adicione informações como imagem de perfil, endereço da loja, horário de atendimento, etc.
  3. Dica: Habilite nosso link especial, e cole na seção de “site da empresa”. Assim você consegue redirecionar seus clientes para sua loja online e identificar os pedidos feitos pelo WhatsApp. Clique aqui e saiba como habilitar o seu link especial.
  4. Pronto, sua conta comercial estará configurada.

Pedidos por WhatsApp

Como redirecionar meus clientes do WhatsApp para fazer pedidos na minha loja?

Para redirecionar seus clientes para sua loja online, certifique-se de que:

  1. Utiliza um número comercial no WhatsApp Business.
  2. Criou o link especial que geramos para sua loja identificar pedidos feito pelo WhastApp.

Caso tenha completado os dois itens acima, basta definir uma mensagem de saudação.

Definindo uma mensagem de saudação

  1. Vá até a página de configurações, em seguida selecione “Configurações da empresa” e em seguida toque em “Mensagem de saudação”. 
  2. Ative o recurso em “Enviar mensagem de saudação” e toque sobre o ícone do lápis para editar o texto padrão.
  3. Digite a mensagem desejada e toque em “salvar”.
    Importante: Não se esqueça de usar o link especial que geramos para sua loja, ou se preferir, cole nossa sugestão de mensagem de saudação. Clique aqui e saiba como gerar o seu link especial, caso ainda não tenha. 
  4. Pronto, agora seus clientes começam o atendimento no WhatsApp e finalizam o pedido diretamente na sua loja, através deste link especial. 

Depois de configurado, essa mensagem de boas vindas será enviada quando seus clientes começarem uma nova conversa. Por isso, é importante que você utilize o link especial que geramos para sua loja.

Como informar meus clientes quando minha loja estiver fechada?

Para não deixar seus clientes esperando atendimento nos horários que você não está disponível, adicione uma mensagem de ausência no seu WhatsApp Business para notificá-los que você não consegue atendê-los no momento.

Definindo uma mensagem de ausência

  1. Vá até a página de configurações, em seguida selecione “Configurações da empresa” e em seguida toque em “Mensagem de ausência”.
  2. Ative o recurso em “Mensagem de ausência” e toque sobre o ícone do lápis para editar o texto padrão.
  3. Em seguida, digite o texto desejado e toque em “OK”.
  4. Depois, toque na opção “Enviar sempre”, para configurar quando a mensagem deve ser enviada. Selecione a opção desejada e, por fim, toque em “Salvar”.

É possível identificar quais pedidos foram iniciados pelo WhatsApp?

Sim, é possível. Para habilitar esse recurso:

1 – Acesse o painel administrativo da loja e vá até a página “Administrar”. Em navegue  até a seção “Pedidos por WhatsApp” e clique em “Saiba mais”.

2 – Siga as instruções na tela. Logo após, clique em “Começar a usar”. Você verá uma mensagem informando que seu link de redirecionamento está sendo gerado.

3 – No passo seguinte, você verá o seu link de redirecionamento. Este é um link especial, e funciona para identificar os clientes que fazem pedidos através do WhatsApp. Copie o código na tela e cole na mensagem de saudação na sua conta do WhatsApp.

Importante: Para evitar problemas, utilize este link apenas no seu WhatsApp.

4 – Dica: Você também pode incentivar seus clientes a utilizar sua loja, criando um cupom de desconto especial. Basta ativar a opção “Usar cupom na mensagem de saudação”.

5 – Pronto, com tudo configurado corretamente, a cada vez que seu cliente fizer uma compra através do link especial, você verá o ícone do WhatsApp no seu pedido.

Como notificar meus clientes sobre o status de seus pedidos pelo WhatsApp?

Primeiro, certifique-se de estar utilizando nosso link especial para identificar os pedidos feitos através do WhatsApp e que o cliente tenha realizado o pedido através dele. Clique aqui e saiba como habilitar essa funcionalidade, caso ainda não tenha. 

1 – Em seu painel de pedidos, você verá o símbolo do WhatsApp no canto superior direito do pedido. Lembre-se, esta função não está disponível para os pedidos que não foram feitos através do link especial

2 – Assim que aceitar ou alterar o status do pedido, o ícone ficará ativo, sinalizando que você já pode enviar uma notificação para o WhatsApp do cliente. Ao clicar clicar no botão, você será redirecionado para a conversa do cliente selecionado. Depois é só enviar a mensagem.

3 – Ao passar o mouse sobre o ícone, você poderá ver o modelo de mensagem pré-definida de acordo com o status do pedido. Caso deseje alterar estes modelos, basta ir até a seção “Administrar”, navegar até o painel “Pedidos por WhatsApp” e clicar em “Status do Pedido”.

Dica: Seja consciente e envie notificações para o WhatsApp de seus clientes apenas quando necessário.