As variações podem ser globais, ou seja, usadas para mais de um item. Isso facilita a criação do cardápio, bem como a sua visualização, pois não é preciso criar uma nova variação para cada novo produto  que for adicionado.

Por exemplo: foi adicionado o item’ pizza broto’ ao seu cardápio e você deseja utilizar a variação ‘borda recheada’ para ele. Se essa variação já existe e engloba outros produtos, é possível utilizá-la em seu novo item.

Porém, isso só se aplica a casos que não necessitem de mudanças em sua configuração para se adequar ao novo produto, como alterações no preço, tamanho, sabor, ou outra  característica. Pois  uma vez alterada, a mudança na variação será para todos os produtos que utilizam ela.

Caso deseje aproveitá-la, e for necessário realizar alterações em alguma de suas características, indicamos que faça uma cópia da variação que deseja utilizar. Assim, você reaproveita a variação existente, e não altera outros produtos que também participam dela. 

A seguir vamos mostrar como usar uma variação global ou fazer a cópia de uma variação.

Como inserir uma variação global? 

Na criação de novos produtos para seu cardápio você pode utilizar variações já existentes, aquelas que são úteis para mais de um produto ao mesmo tempo, ou seja, globais! Isso facilita a construção do cardápio, sem precisar criar novas variações para todo novo produto que surgir. 
Na composição do produto, na aba ‘Variações’, basta procurar por uma variação existente que corresponda às características do item e incluir ao produto.

1) Clique no produto que você deseja acrescentar uma variação.

2) Selecione a aba ‘Variações’, e em seguida, ‘Adicionar variação’

3) Busque e selecione a variação desejada. Pronto! A variação já foi incluída ao produto.

4) Na aba ‘Variações’ do seu painel, selecione a variação utilizada.

5) Clique nos três pontinhos ao lado e selecione ‘Quais itens tem essa variação?’.

6) Assim, é possível ver se as variações do seu cardápio estão sendo utilizadas em mais de um produto.

Mas, cuidado! 

As variações globais só podem ser utilizadas desse modo se não for preciso fazer alterações em sua configuração, a fim de corresponder às especificações de determinado item, como mudanças de sabor, tamanho, valor ou qualquer outra característica. 

Uma vez alterada, a variação sofre mudanças para todos os itens que ela participa.

Cópia de Variação

Para casos em que deseja utilizar uma variação existente mas é preciso fazer alterações na sua configuração, indicamos que faça uma cópia da mesma.
1) Na aba ‘Variações’ do seu painel, selecione a variação desejada, clique nos três pontinhos ao lado e escolha por ‘Duplicar’.

2) Feito isso, uma cópia da variação selecionada foi feita e aparecerá no painel como ‘Cópia de (nome da variação)’.

Assim, ao fazer a cópia da variação, você aproveitará os dados configurados na sua versão “original”, mas poderá fazer alterações sem modificar outros produtos que participam dela.